Filme x Livro: Orgulho e Preconceito



É praticamente impossível não comparar o livro com o filme, independente de qual seja. Em grande parte dos casos, o livro supera a adaptação para o cinema, mas em outros nem deixam tanto a desejar. Esse foi o caso de Orgulho e Preconceito. Terminei a leitura do livro recentemente - antes eu só tinha lido uma adaptação em inglês da obra, mas nunca ela na íntegra - e como eu sei o filme praticamente decorado de tanto assistir ficou fácil fazer comparações.
Primeiramente, repito: o filme não deixa a desejar - pelo menos não na minha opinião -. As diferenças entre um e outro são bem pequenas, a descrição detalhada que Jane faz dos personagens ficou bem retratada no filme e  grande parte dos diálogos do filme estão idênticos aos do livro. É  gratificante perceber isso, que uma adaptação cinematográfica foi fiel a um grande clássico da literatura inglesa.
O livro é bastante extenso, os capítulos são curtinhos, porém muitos (ao todo são 62, se não me engano) devido a escolha da autora de explorar ao fundo cada sentimento e opinião dos personagens, aspectos fundamentais não só para a construção do clássico como também para a formação dos personagens no filme.
Keira Knightley acabou se tornando a perfeita personificação de Elizabeth, com toda sua garra, inteligência e bom humor. A mãe e cada uma das irmãs não ficam atrás. Matthew Macfadyen também interpreta o amado Mr. Darcy com maestria, embora durante a leitura do livro eu tenha visualizado várias vezes o Benedict Cumberbatch nesse papel. Tal pensamento pode estar movido pela minha admiração cada vez mais crescente pelo ator ou pelo fato dele ser britânico e ter a voz e a postura que imaginei serem características do personagem.
O filme sai na frente dessa vez devido a um pequeno detalhe: o final alternativo apresentado nos bônus do dvd (puro amor, não canso de assitir). Confesso que fiquei um pouco decepcionada com o "felizes para sempre" desse casal, achei que faltou algo. E a querida Jane Austen que me perdoe, mas nesse aspecto, o diretor Joe Wright a superou.
Mas a verdade é que Pride & Prejudice sempre será um clássico e que grande parcela da população feminina morrerá de amores pelo Mr. Darcy independente do ator que o interprete no cinema. Jane Austen criou personagens apaixonantes e inspiradores que jamais serão esquecidos. Vou continuar assistindo o filme ao mesmo tempo em que repito as falas junto com os atores e relendo o livro sempre que der vontade e saudade do orgulho e coragem que move esses dois.

Espero que tenham gostado da estreia do Filme x Livros, pretendo fazer mais vezes.
E deixem a opinião de vocês sobre o post e sugestões sobre os filmes e livros que gostariam de ver aqui.
Comentários
0 Comentários

0 Comentários:

Postar um comentário

Já que já chegou até aqui, registre sua opinião. Leio todos os comentários e respondo sempre que possível. É muito importante e gratificante saber quem está lendo e o que está achando.
Deixe o link do seu Blog no final, com certeza farei uma visita!
Obrigada e volte sempre. :)

 
© Refúgio - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Cecília Maria.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo